Você está em:
Voltar

Editorial

  • Celso R. Schwingel
  • José Fernando Bello
  • Patrice Monteiro de Aquim

Prezados Leitores

Temos a honra de apresentar a 28ª edição do Guia Brasileiro do Couro onde o universo do couro no Brasil está descoberto e relacionado. Aqui vocês encontrarão de forma concentrada e atualizada as informações de todos os atores do complexo coureiro do nosso país, incluindo produtos, serviços e estatísticas do nosso setor.
Certamente as mais variadas ferramentas de busca ajudarão a encontrar um sem-número de informações dispersas no ambiente macro, mas o Guia Brasileiro do Couro é uma ferramenta única e especializada no entorno do setor curtidor que proporciona o foco concentrado nos integrantes fundamentais da cadeia.
A ABQTIC preza e tem zelo ao proporcionar a informação correta de cada empresa listada nesse guia, buscando e estimulando a exposição correta e atual de todos os dados aqui contidos.
A 28ª edição do Guia Brasileiro do Couro está disponível no meio digital no site www.guiabrasileirodocouro.com.br e também na sua tradicional versão impressa que neste ano se torna especial, pois será a última versão impressa, portanto irá tornar-se peça de colecionadores. Nada mais justo, visto que todos nós do ramo curtidor reconhecemos que o Guia registrou a evolução da nossa indústria curtidora e o seu importante entorno nessas 28 edições. Mas não se preocupem, este não será o fim do Guia, pois seguindo uma tendência natural de migração das mídias, continuará com seu importante trabalho através da plataforma digital com toda a precisão e zelo pelas informações que nos trouxe até aqui.
Ainda, solicitamos a todos cadastrados no nosso guia que busquem sempre manter seus dados atualizados, nos informando qualquer modificação para que possamos proporcionar aos usuários desta excelente ferramenta as informações corretas e o acesso confiável aos dados do nosso setor.
Por fim, desejo aos usuários desse guia sucesso na sua busca, pois certamente encontrarão todas as informações necessárias do nosso setor coureiro.

Celso R. Schwingel
Presidente ABQTIC
2020/2021
  • Celso R. Schwingel
  • José Fernando Bello
  • Patrice Monteiro de Aquim

O Guia Brasileiro do Couro construiu uma história de muita confiança na indústria mundial. São 28 anos levando informações seguras aos mais diversos atores deste fantástico setor que é a produção curtidora, com praticidade e tecnologia. Une curtumes, químicos, máquinas, serviços e demais instituições no mercado editorial.
Para o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), é uma grande felicidade ver a evolução do guia, seu compilado de dados com cada vez mais precisão e inteligência, além de sua capilaridade em toda a indústria. Por isso, estamos juntos e apoiamos a publicação mais uma vez em 2021, neste período em que tanta coisa mudou, exceto a nossa necessidade de ter informações seguras, como as que temos aqui.
Parabéns à ABQTIC pela realização da publicação mais este ano. O Guia Brasileiro do Couro é um representante legítimo de nossa grande indústria em todo o mundo.

José Fernando Bello
Presidente Executivo do CICB
  • Celso R. Schwingel
  • José Fernando Bello
  • Patrice Monteiro de Aquim

Escrever o editorial do Guia Brasileiro do Couro que retrata dados de 2020 é uma grande responsabilidade, pois terá que ser diferente do que foi este ano. A indústria, assim como cada um de nós, sofreu com as consequências deste 2020 tão imprevisto, ano de muitas mudanças, muita tristeza ao ver amigos e familiares partirem tão rápido.
A indústria coureira também teve seu impacto. Um dos mais importantes produtos, o calçado, que utiliza como matéria prima o nosso durável e incomparável couro, teve sua demanda diminuída, pois grande parte dos consumidores ficou em casa.
Com tantas mudanças e desafios, ainda somos uma indústria essencial. Recebemos o subproduto da indústria de alimentos e temos potencial para produção de insumos para itens de limpeza, de cápsulas de colágeno, de gelatina, etc.
O setor também cresceu em 2020: absorvemos novas tecnologias, tivemos que nos modernizar, muitas vendas se tornaram digitais, nos adaptamos a nova forma de fazer as tradicionais reuniões, investimos em novos meios de divulgação, por fim, nos adaptamos às tecnologias digitais atuais. Realizamos lives, nas quais tivemos a oportunidade de ficar sempre atualizados e conectados. Importante lembrar que teremos o guia sempre disponível em www.guiabrasileirodocouro.com.br.
Para finalizar, deixo uma mensagem de Charles Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças".
Vida longa ao setor e que continuemos juntos: indústria, ciência e academia.

Patrice Monteiro de Aquim
Diretoria de Publicações | Board of Publications
2020/2021
Fechar

Cadastro

Selecione abaixo a opção desejada.
Login Já sou cadastrado
Não sou cadastrado

Se você ainda não é registrado em nosso site, por favor clique no link abaixo para ser direcionado até a página de cadastro.

Cliqe aqui para realizar um cadastro

Por favor aguarde um momento !